sábado, 21 de junho de 2014

MOTI (Bolinho de arroz)


Ingredientes: 2 xicaras de chá de arroz moti (uso o medidor que corresponde a 240ml), 200ml de água de preferência filtrada, por ser mais saudável  e nunca dá torneira. Bater no liquidificador até triturar bem o arroz, tem que ficar líquido. A quantidade de água vai depender da quantidade de arroz que vcs forem fazer. Na hora que forem bater tem que bater de forma que o liquidificador bata sem ficar com dificuldade, ou seja, "arranhando". Deixar de molho na água antevéspera, e só fazer no dia seguinte para que o arroz fique mais macio facilitando na hora de bater.
Molho: usei 3 colheres de sopa de shoyu, procurem usar de marca boa para que o molho fique gostoso, 3 colheres de sopa de açúcar, se quiserem podem adicionar mais açúcar, fica a gosto. Para enrolar, passe maisena (amido de milho) na mão para facilitar na hora de modelar. E polvilhe também maisena no utensílio que forem usar por que ele gruda dificultando na hora de pegar. Se quiserem congelar coloque o moti da forma como vocês modelaram, depois de congelados tire-os e coloque num saco plástico para que não ocupe espaço na geladeira. Guarde sempre na geladeira por que dura poucos dias. Cozinhei por 5 minutos no microondas, isso vai depender da quantidade de arroz que forem fazer, mas esta quantidade que fiz foi o tempo necessário para que ficasse cozido o arroz.
Rendimento: Neste formato que fiz, renderam 20 moti. 
Fazer conforme vídeo.



Aqui neste formato que fiz, não é necessário modelar com as mãos, uma forma mais fácil de fazer sem ter o trabalho de ficar modelando com as mãos. Fazer conforme vídeo.




6 comentários:

angela rosa disse...

adorei seu canal parabéns pela sus explicação obrigada vou fazer .

Anônimo disse...

Na outra forma de moldar o moti depois frito como nó outro?

Anônimo disse...

Obrigada pela receita

Miriam Fukami disse...

Sim, só o formato é diferente, o jeito de comer é igual.

Unknown disse...

Pode fazer com o arroz normal , ou fica diferentes

Renata disse...

Olá Miriam!!

Bom em primeiro lugar quero te agradecer por postar essas receitas incríveis... Muito obrigada!
Eu amo a culinária japonesa, e sempre tive vontade de aprender a fazer os doces principalmente..kkkk (sou meio formiguinha).
Mas estou com uma dúvida a respeito de levar o MOTI ao microondas, pois, o meu aparelho quebrou e terei que adquirir outro, e gostaria de saber se posso fazer no fogão a massa?