sábado, 2 de agosto de 2014

MAKIZUSHI TRADICIONAL


Esse é o sushi mais tradicional que eu conheço. Nós orientais desde que nascemos é o que mais consumimos em casa e em festas.

Ingredientes: 2 copinhos de arroz Japonês (copinho da panela de arroz elétrica), cozido com 2 copinhos (mesma medida de água), esta medida de água vai depender da marca de arroz que forem utilizar. 
Molho para temperar o arroz: 1/2 xícara de chá de vinagre para sushi, pode ser também com vinagre de arroz ou de álcool, uso próprio para fazer o sushi, é mais saboroso, 1/2 xícara de chá de açúcar, 1 colher de sobremesa rasa de aji-no-moto, e 1 colher de café de sal. Estas medidas faço conforme meu gosto, por que o arroz fica adocicado, vocês podem fazer a gosto estas medidas.

Molho para temperar os legumes: 400 ml de água, 50 ml de shoyu, 1 colher de sopa de aji-no-moto, 1 colher de café de sal, 3 colheres de sopa de açúcar. Estas medidas que usei dá para fazer o dobro da receita que fiz no vídeo. Portanto, se for fazer com a quantidade do vídeo podem reduzir a metade. No vídeo usei apenas 4 folhas de algas marinhas, que corresponde as duas xícaras de arroz Japonês. Com estas quantidades de algas que utilizei na receita podem fazer com apenas 4 filetes de cenoura, 6 vajens, 1 ovo para fazer a omelete (uso açúcar, aji-no-moto e sal), 4 filetes de tikuwa, mais ou menos 5 cogumelos (shitake) grandes inteiros, gengibre em conserva a gosto, 4 filetes de bardana (gobô) do tamanho das algas e podem colocar também o Kampio se tiverem, não coloquei por que não tinha o produto. Fazer conforme vídeo.




Com os restos dos recheios que sobra do sushi, eu corto bem picadinho e coloco no arroz Japonês, que tem o mesmo tempero do sushi, e faço em formato de oniguiri, com forminhas Japonesa que já mostrei em outro vídeo. Coloquei em alguns algas marinhas (nori) em volta, cortados em tiras, que já mostrei em outro vídeo. 


8 comentários:

Unknown disse...

Miriam bom dia, adoro suas receitas, esse MAKIZUSHI fica maravilhoso.

Você poderia nos ENSINAR como fazer o Sunomono?

Unknown disse...

.

Miriam disse...

Oi Camila, obrigada. A conserva de pepino que faço é diferente das que servem em restaurantes, eu faço com shoyu.Se quiser posso fazer esse. Abraços e até mais.

Unknown disse...

Oi Miriam, claro que pode, será um prazer aprender, obrigada.

Até mais :-)

Unknown disse...

Dimais vou fazer ...

Unknown disse...

Adoro suas receitas

Ravi disse...

Muito bom!
Adoro seu blog e seus vídeos!
Miriam... qual a medida do copo da sua panela?
Quero fazer aqui, mas pensei que pode ser diferente o tamanho da minha.
Obrigado

Miriam Fukami disse...

Obrigada Horen, vc pode fazer com a medida do seu copo mesmo que dá certo, não importa se for diferente, ok.Abraços.