terça-feira, 26 de agosto de 2014

UDON


Ingredientes: 400 gr de macarrão udon, usei o instantâneo, só dei uma ferventada com 800 ml de água.
Ingredientes para o molho: 600 ml de água, 1 envelope de dashi, 1 colher de sopa de açúcar, 1 colher de chá de saquê para culinária, 2 colheres de sopa de shoyu (usei pouco por que a marca que usei era concentrado, se usarem uma marca menos concentrada pode adicionar mais a gosto), wakame a gosto (ou ainda pode adicionar kombu), 1 colher de chá de aji-no-moto.  Fazer conforme vídeo.
Essa receita dá para duas pessoas.



sábado, 23 de agosto de 2014

TEMAKI


Ingredientes: Pepino Japonês sem as sementes, ovos para fazer o omelete (faço com açúcar, sal e aji-no-moto), alface crespa, kani kama, maionese industrializada (uso da marca hellmans), 2 copinhos de arroz Japonês (o medidor da panela elétrica), algas marinhas (nori), cortadas ao meio.

Ingredientes para fazer o molho do arroz: 100 ml de vinagre de arroz, álcool ou vinagre próprio para fazer sushi, 5 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de aji-no-moto, 1 colher de café de sal. Levar ao fogo apenas para diluir os ingredientes, em seguida, coloque sobre o arroz e misture. Fazer conforme vídeo.

Observação: O temaki tem que ser feito na hora de servir, não pode fazer e deixar para comer depois, por que as algas amolecem e ficam ruim para se comer. E para enrolar o temaki para quem não tem experiência faz em cima da tábua de carne, assim como fiz no vídeo, fica mais modelado e mais fácil.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

TRUFADO E BOMBOM DE NOZES


Ingredientes para o recheio: 1 caixa de leite condensado (395g), 1 caixa de creme de leite (200ml), 1 xícara de chá de nozes trituradas (usei a pecan, mas pode ser de outro tipo também, mas a pecan é mais saborosa), e essência de nozes a gosto (usei 20 gotas). Neste formato que fiz, renderam 25 trufas e 12 bombons, as trufas fiz tamanho grande, mas se fizer menor rende mais de 50 unidades. Os chocolates que usei nas coberturas, é próprio para cobertura. Já coloquei a marca que uso aqui no blog é só vocês dar uma olhada. Fazer a receita conforme vídeo.

domingo, 17 de agosto de 2014

BARQUETE COM RECHEIO DE CHOCOLATE


Ingredientes para o recheio: 2 xícaras de chá de leite, 3 colheres de achocolatado em pó (uso o nescau), 1 colher de sopa de margarina sem sal, 1 colher de sopa de amido de milho, 1 colher de chá de baunilha, 1/2 xícara de chá de açúcar refinado. Fazer conforme vídeo.

CHÁ VERDE


Amigos do blog, vamos consumir o chá verde por que faz muito bem para a saúde, elimina as toxinas do organismo, auxília no emagrecimento, diminui o colesterol e entre outros benefícios. Mas, não utilizem qualquer marca, tem que ser de origem oriental.



É a melhor marca de chá verde aqui no Brasil na minha opinião, mas não façam com a medida indicada na embalagem, porque fica muito forte e amargo.


domingo, 10 de agosto de 2014

SEQUILHOS DE NATA com gotas de chocolate




Ingredientes: 300 gramas de nata, 2 ovos pequenos, 10 colheres de sopa (cheia) de açúcar, 1 colher de chá de fermento em pó, 1 colher de sopa de margarina (usei com sal, mas pode ser sem sal também), 600 gramas de amido de milho (aproximadamente por que depende da quantidade dos ingredientes que vcs forem usar, o tamanho do ovo, a quantidade de margarina, etc), e gotas de chocolate a gosto. Fazer conforme vídeo. 

sábado, 2 de agosto de 2014

BARDANA (GOBÔ EM JAPONÊS)




                                         video

Neste vídeo mostro como conservar por mais tempo a bardana, e como é?. Muitos acredito que não conheçam este produto, por que não é todo lugar que se encontra para comprar. Espero que seja proveitoso para vocês que assistirem.



MAKIZUSHI TRADICIONAL


Esse é o sushi mais tradicional que eu conheço. Nós orientais desde que nascemos é o que mais consumimos em casa e em festas.

Ingredientes: 2 copinhos de arroz Japonês (copinho da panela de arroz elétrica), cozido com 2 copinhos (mesma medida de água), esta medida de água vai depender da marca de arroz que forem utilizar. 
Molho para temperar o arroz: 1/2 xícara de chá de vinagre para sushi, pode ser também com vinagre de arroz ou de álcool, uso próprio para fazer o sushi, é mais saboroso, 1/2 xícara de chá de açúcar, 1 colher de sobremesa rasa de aji-no-moto, e 1 colher de café de sal. Estas medidas faço conforme meu gosto, por que o arroz fica adocicado, vocês podem fazer a gosto estas medidas.

Molho para temperar os legumes: 400 ml de água, 50 ml de shoyu, 1 colher de sopa de aji-no-moto, 1 colher de café de sal, 3 colheres de sopa de açúcar. Estas medidas que usei dá para fazer o dobro da receita que fiz no vídeo. Portanto, se for fazer com a quantidade do vídeo podem reduzir a metade. No vídeo usei apenas 4 folhas de algas marinhas, que corresponde as duas xícaras de arroz Japonês. Com estas quantidades de algas que utilizei na receita podem fazer com apenas 4 filetes de cenoura, 6 vajens, 1 ovo para fazer a omelete (uso açúcar, aji-no-moto e sal), 4 filetes de tikuwa, mais ou menos 5 cogumelos (shitake) grandes inteiros, gengibre em conserva a gosto, 4 filetes de bardana (gobô) do tamanho das algas e podem colocar também o Kampio se tiverem, não coloquei por que não tinha o produto. Fazer conforme vídeo.




Com os restos dos recheios que sobra do sushi, eu corto bem picadinho e coloco no arroz Japonês, que tem o mesmo tempero do sushi, e faço em formato de oniguiri, com forminhas Japonesa que já mostrei em outro vídeo. Coloquei em alguns algas marinhas (nori) em volta, cortados em tiras, que já mostrei em outro vídeo.