domingo, 27 de abril de 2014

sábado, 19 de abril de 2014

BOLACHA RUSSA



                                       

Ingredientes: 500 kg de farinha de trigo (ou 4 xícaras de chá (cheia)) peneirada, 250 g de açúcar (ou 1 1/2 xícaras chá (cheia)) peneirada, 1 colher de sobremesa de fermento em pó peneirada, 75 ml  de óleo (uso o óleo de canola) ou 1/2 xícara de chá, 3 ovos, 1 colher de sobremesa de canela em pó peneirada, 1 colher de café de sal peneirada. Reservei 1/2 xícara de chá da farinha para abrir a massa, mas pode reservar menos por que ainda sobra. Fazer conforme vídeo.
Para o recheio: 300 kg de goiabada, 1 xícara de chá de água (se quiser mais doce pode diminuir a água). Levar ao fogo para que ela fique com a consistência de uma geléia. Tem que colocar com ela ainda quente por que ela endurece dificultando colocar na massa.
Pincelar com uma gema de ovo misturado com o óleo, e polvilhar por cima açúcar cristal. Abra com espessura de 1 cm. Renderam 60 bolachas no formato que fiz, isso é claro vai depender da forma que for fazer as bolachas. Conserve sempre em recipientes de lata. Tem que esperar esfriar as bolachas para cortá-las por que se cortar com ela quente ela quebra, corte-as dentro da própria forma em que foi assar. Assar em forno pré-aquecido a 180°c, no meu forno assa em 20 minutos, vai depender da potência de cada forno. Unte a forma com óleo, só pincele, não é necessário muito.

Observação: As medidas tomadas foram medidas por mim, a receita original leva maior quantidade dos ingredientes. Todas as receitas enviadas faço conforme meu gosto. 

quarta-feira, 16 de abril de 2014

PUDIM DE BOLACHA PASSATEMPO







Ingredientes para caramelizar a forma: 1 xícara de chá de açúcar, 1/2 xícara de chá de água, se quiserem adicionar mais açúcar fica a vontade, não coloco mais açúcar por que não gosto de muito doce o pudim. Fazer conforme o vídeo.
Ingredientes para o pudim: 4 ovos inteiros, 10 bolachas passatempo sem recheio (ou 12 bolachas passatempo tamanho junior), 600 ml de leite e 10 colheres de sopa de açúcar. Bata tudo no liquidificador e leve em banho maria para cozinhar. No forno o pudim não fica muito bom, por isso, façam na parte de cima do fogão. No meu fogão por ser potente, ele fica bom em 15 minutos e cozinhei em fogo médio, vai depender do seu forno. Fazer conforme vídeo.




domingo, 13 de abril de 2014

FELIZ PÁSCOA A TODOS!.






Usei chocolate meio amargo da marca Harald, fracionada por que não precisa de temperagem. É mais prático.

terça-feira, 8 de abril de 2014

TORTA MOUSSE DE MARACUJÁ





                                        


Ingredientes da massa: 3 ovos (peneirar as gemas), 1 xícara de chá de farinha de trigo peneirada, 1 colher de chá (cheia) de emulsificante para sorvete, 1 colher de chá (rasa) de fermento em pó quimico, 1 colher de sopa de açúcar de baunilha, 1 xícara de chá de açúcar peneirado (se preferir pode adicionar mais açúcar, a massa não fica muito doce com essas medidas, os ingredientes faço conforme meu gosto). Usem açúcar de marca boa, já usei de marca inferior e não obteve a mesma consistência a massa.  Umedecer a massa com o que preferir, eu uso o suco de maracujá misturado com água e açúcar. Antes de levar para assar a massa, fure toda ela com um garfo, para que asse de maneira uniforme. Asse em forno pré-aquecido a 200°c. Leva em torno de 20 minutos dependendo do seu forno. Unte a forma com manteiga e farinha de trigo ou usem papel manteiga para não grudar a massa. A forma usada tem 27cm de diâmetro. Modo de fazer conforme o vídeo.
Recheio: 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite com soro, 150 ml de suco concentrado de maracujá, 1 envelope de gelatina incolor (fazer conforme as instruções da embalagem). Bater tudo no liquidificador e colocar em cima da massa. Leve para gelar antes de colocar a calda.
Calda: 200 ml de água, 1 polpa de maracujá grande, 6 colheres de sopa de açúcar (adoçar a gosto), 1 colher (sopa) de amido de milho. Leve ao fogo para endurecer. Depois que esfriar adicione em cima do mousse. Leve à geladeira para gelar por pelo menos 3 horas. Sirva gelado. 

quarta-feira, 2 de abril de 2014

SUFLÊ DE CHUCHU





Ingredientes: 500gr de batatas, 200gr de chuchu, 100gr de charque, 1/2 xícara de chá de requeijão cremoso, 1/2 xícara de chá de leite de coco, 1 colher de sopa de manteiga com sal.
Para a cobertura: 200 gr de mussarela, 1 pacote de 100gr de queijo parmesão ralado.
Fazer conforme vídeo.
Observação: as batatas e o chuchu foram pesados sem a casca. De preferência que vcs façam em forno pré-aquecido a 180°c. Assei em forno elétrico, na média de 30 a 40 minutos depende do seu forno, é só tempo para que o chuchu cozinhe, pois os restantes dos ingredientes não se faz necessário o uso do forno.